Umarizal, Bairro do Belém

Umarizal - Belém

Umarizal é um bairro localizado na Zona Centro-Sul (Distrito Administrativo de Belém) da cidade brasileira de Belém, capital do estado do Pará. Atualmente é o bairro nobre mais valorizado, possuindo o metro quadrado mais caro da região.

Durante o século XX era um bairro popular, habitado pela classe pobre, marcado pela significativa presença de negros forros segregados, mas ganhando destaque por sua força cultural - de costumes, festas e, tradições religiosas com destaque para 1848, quando ocorreu a primeira festa de 15 dias do Divino Espírito Santo (por Mestre Martinho, natural de Óbidos) com bailes e outras recreações, originando os cordões de bumbá, pastorinhas, pássaros (Tentem, Mutinó, Beijaflor) e, encontros festivos de samba noturno, bambiá e lundu. A medida que a urbanização do bairro avançou, acompanhado de um processo de negação da cultura afro-brasileira, com o plano de modernização durante o republicanismo de Antônio Lemos, estes foram forçados a se instalarem nos bairros periféricos da Pedreira e do Guamá, onde instalaram os batuques e sambas.

Nas décadas de 1970, o bairro era local de encontro de intelectuais, boêmios e sambistas, contudo essa imagem não desapareceu com o início da expansão imobiliária nesta década. Além de prédios e residências históricas remanescentes do período de expansão, a partir da década de 1990, o bairro se caracterizou como um grande centro de entretenimento noturno da cidade, com restaurantes, bares, boates, casas de show e botecos dedicados às classes A e B.

Este bairro inaugurou um forte processo de verticalização que modificou seu desenho urbano nas últimas três décadas, transformando em um bairro tanto de serviços quanto residencial, até a metade da década de 1970, conservando centenas de imóveis e palacetes do início do século XX, construídos durante a Belle Époque, na época do apogeu do ciclo da borracha amazônica. O perfil do bairro mudou radicalmente devido ao crescimento populacional de Belém. Muitos edifícios foram construídos no local que anteriormente era ocupado por grandes e antigos casarões, transformando o bairro no centro nervoso dos negócios imobiliários e na principal referência da agitação noturna da cidade.

O maior ícone do Umarizal é a Travessa Almirante Wandenkolk, onde se concentram boa parte dos bares e restaurantes. Os principais logradouros do bairro são: a editora da Universidade do Estado do Pará, o Complexo Turístico do Ver-o-Rio, a Praça Brasil e o Teatro Universitário Cláudio Barradas, da UFPA. Neste bairro também estão a Santa Casa de Misericórdia, o Instituto de Ciências e Saúde da Universidade Federal do Pará e parte da estrutura portuária de Belém, estas constituídas pelos armazéns 11 e 12 e os silos do Porto de Belém.

Conheça Bairros pelo Brasil

ZONA RURAL

CAPIM MACIO

PONTA NEGRA

JARDIM MARIA CELINA

PONTA DA BARRA

VILA ANDRADE

VILA VERDE

AV LAURO CORREA AO LADO DA MIX

CAFEZAL IV